Metodologias de Ação Educativa e Projeto

"A investigação-acção constitui uma forma de questionamento reflexivo e colectivo de situações sociais, realizado pelos participantes, com vista a melhorar a racionalidade e a justiça das suas próprias práticas sociais ou educacionais bem como a compreensão dessas práticas e as situações nas quais aquelas práticas são desenvolvidas" (Kemmis and McTaggart, 1988, p.5)

Durante a nossa Prática Pedagógica, somos diariamente confrontados com situações que se revelam contrárias aos nossos desígnios devendo, para isso, adaptar-nos a essas mesmas contrariedades.

A investigação-acção é uma estratégia da Prática Pedagógica uma vez que eu, como profissional, interagindo directamente com os alunos, posso avaliar uma determinada estratégia de ensino. Assim sendo, é “agindo” que eu obtenho um feedback – positivo ou não – de determinada estratégia de ensino e/ou actividade podendo mesmo adaptá-la e/ou modificá-la na hora por forma a ir de encontro aos meus objectivos.

 

Filipe Reis Teixeira