Diagnóstico e Avaliação em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Observando o programa da Unidade Curricular de Diagnóstico e Avaliação de Expressão e Educação Musical no Ensino Básico e analisando-o concluo que, como docente, terei que ter em atenção a turma/alunos que tenho à minha frente para poder elaborar os critérios de avaliação a serem aplicados nesse mesmo contexto.

Para isso, terei que começar por fazer um diagnóstico da turma. Depois de diagnosticadas as carências, deverei fazer um acompanhamento à mesma e orientá-la para que esta possa responder ao que é exigido. Como professor, na avaliação devo ter como propósito o melhor de cada educando.

Na avaliação da turma/alunos, penso que o docente não pode impor os critérios de avaliação ou usar os mesmos em todos os contextos. Cada turma é uma turma e, assim sendo, como profissional e interagindo directamente com os alunos, devo estar em constante adaptação dos critérios propostos.

Julgo que o professor, na sua prática pedagógica, além de avaliar a turma/alunos, também terá que se avaliar a si próprio e avaliar as suas estratégias de ensino. Durante a nossa Prática Pedagógica, somos diariamente confrontados com situações que se revelam contrárias aos nossos desígnios devendo, para isso, adaptar-nos a essas mesmas contrariedades.

No que diz respeito à (auto-)avaliação do professor, é agindo que eu obtenho um feedback – positivo ou não – de determinada estratégia de ensino e/ou actividade utilizada em sala de aula, podendo mesmo adaptá-la e/ou modificá-la na hora por forma a ir de encontro aos meus objectivos.

Filipe Reis Teixeira

O que é o acto de avaliar?

Segundo Cipriano Carlos Luckesi, a avaliação da aprendizagem escolar envolve todos aqueles que estão presentes em actos e práticas educativas.

A avaliação não pode ser tirana, nem confundida com exames. A avaliação deve ser amorosa, inclusiva, dinâmica e construtiva, isto é, o contrário de avaliação por exames que é só classificatória e que selecciona, exclui e marginaliza.

A prática da avaliação da aprendizagem tem como objectivo a busca do melhor de todos os educandos.

 

O que é mesmo o acto de Avaliar a Aprendizagem.pdf (8 kB)

 

 

 


Crie o seu site grátis Webnode